top of page

FLORES, CORES E SABORES DOS ALIMENTOS

A ação cultural é formada pela publicação de uma obra editorial e a realização de apresentações culturais, com o intuito de apresentar histórias relacionadas à origem e ao desenvolvimento de 25 dos principais alimentos presentes na mesa do brasileiro.

 

O projeto foi desenvolvido pelo fotógrafo Silvestre Silva e pela editora Bela Vista Cultural, contanto com o patrocínio da VR, por meio do Pro-Mac, o Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais da cidade de São Paulo/SP.

A PUBLICAÇÃO

De maneira visual e informativa, o projeto “Flores, Cores e Sabores dos Alimentos” deu origem a uma obra dividida em duas partes: na primeira, o livro contextualiza a origem dos principais alimentos presentes em nosso cotidiano, abordando ainda a simbologia e a representatividade cultural de cada um deles. Com essa abordagem histórica e cultural, evidencia as influências de outros povos na gastronomia brasileira e apresenta receitas típicas das diferentes regiões do país.

Essas informações servem de chamariz para a segunda parte, que enfoca em 25 alimentos que possuem grande importância na mesa do brasileiro, destacando também as características morfológicas de suas flores, a especificidade de cada espécie e as estratégias de reprodução e polinização, dentre outros assuntos.

 

O projeto surgiu da vontade de trazer paras as novas gerações informações e dados a respeito da origem dos alimentos. Hoje, como consequência da industrialização e da praticidade buscada no comércio, muitas vezes eles chegam aos lares embalados para o consumo, o que contribui para que se desconheça as características naturais dos alimentos.

Um destaque do livro são as imagens do fotógrafo Silvestre Silva, profissional referência em flora brasileira, com mais de 35 anos de carreira e vários livros publicados sobre o assunto. Muitas das imagens evidenciam os detalhes das flores dos alimentos, quase sempre desconhecidas do grande público.

AS APRESENTAÇÕES CULTURAIS

Instituições culturais e educacionais da cidade de São Paulo tiveram a oportunidade de receber as palestras realizadas pelo projeto, nas quais a equipe editorial teve a oportunidade de conversar com professores, estudantes e com a população sobre o tema. Em complemento a esta ação, houve a distribuição de exemplares do livro, que foram doados para escolas, bibliotecas e entidades culturais.

 

O conteúdo destas apresentações culturais está disponibilizado gratuitamente na Youtube e possui a tradução por um Intérprete de Libras, visando a acessibilidade de portadores de necessidades especiais auditivas.

A CARTILHA PEDAGÓGICA

O projeto cultural disponibilizou para professores, coordenadores e diretores das escolas contempladas um material elaborado por uma docente contratada pelo projeto, com sugestões de aplicação do conteúdo em sala, visando a utilização do conteúdo em atividades cotidianas.

A PUBLICAÇÃO ACESSÍVEL
(FORMATO DAISY)

O livro possui uma versão digital que pode ser processada por sistemas de leitura e ampliação de tela (formato Daisy), visando a acessibilidade de pessoas portadoras de necessidades especiais visuais.

bottom of page