CHINA: BRASIL –INVENÇÕES QUE MUDARAM O MUNDO
“China - Brasil: invenções que mudaram o mundo” é uma ação cultural formada pela publicação de um livro, a produção de uma exposição fotográfica digital e a realização de apresentações culturais, desenvolvida com o intuito de ressaltar conceitos como cooperação, tolerância e diversidade e apresentar a origem de inovações revolucionárias como o papel, a bússola, a imprensa, o macarrão e a seda, dentre outras, verdadeiros tesouros e legados chineses que fazem parte da vida de milhões de brasileiros.
A ação foi desenvolvida pela editora Bela Vista Cultural e contou com o patrocínio da CMOC Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
A PUBLICAÇÃO
Dividida em duas partes, a publicação tem início com uma apresentação dos principais aspectos artísticos, culturais e históricos do país, uma das mais antigas civilizações do planeta, com mais de 4 mil anos de história. Na segunda metade, temos as invenções chinesas que mudaram o mundo e a nossa sociedade atual, mostrando em que medida tais contribuições transcendem as fronteiras do tempo e do espaço.
Como exemplo, a obra nos mostra como os chineses foram os primeiros a forjar ligas metálicas, como o bronze, e com habilidade fizeram uso dele por séculos. A publicação traz também as inovações agrícolas que, desde as primeiras dinastias, permitiram o aumento da produtividade no campo e, desta forma, alimentar a sua população. Depois, em uma sequência histórica, apresenta a invenção do papel e as inovações no campo da engenharia que, entre outros feitos, deram origem ao maior canal do mundo e a um sistema de muralhas que até hoje nos impressionam por sua ousadia e engenhosidade.
Também são destacados outros avanços tecnológicos importantes, como a invenção da pólvora e a criação de uma nova técnica de impressão, com base em tipos moveis, que permitiu a impressão em larga escala dos primeiros clássicos da literatura e do confucionismo, democratizando a informação. Com a bússola e outras inovações náuticas, a obra mostra como a China pôde dispor de uma impressionante esquadra naval que favoreceu o comércio com outros continentes. Já com o cultivo do chá e a produção da seda e da porcelana, dentre outros produtos, mostra como foi possível estabelecer a maior rede comercial do Mundo Antigo, a Rota da Seda, que permitiu o intercâmbio entre o Oriente e o Ocidente.
Em sua parte final, o livro aborda o contexto em que o Brasil recebeu diferentes levas de imigrantes chineses e analisa as atuais relações comerciais e diplomáticas entre os dois países, reforçando como as nações têm estabelecido parcerias inéditas, construídas sobre alicerces sólidos de cooperação, interesses comuns, comércio, ciência e intercâmbio cultural.
AS APRESENTAÇÕES CULTURAIS
Instituições culturais e educacionais de Catalão e Ouvidor, municípios de Goiás, e Cubatão/SP estão tendo a oportunidade de receber as palestras realizadas pelo projeto, nas quais a equipe editorial conversa com professores, estudantes e com a população sobre o tema. Em complemento a esta ação, está ocorrendo a distribuição de exemplares do livro para escolas, bibliotecas e entidades culturais.
O conteúdo destas apresentações culturais está disponibilizado gratuitamente no Youtube e possui a tradução por um Intérprete de Libras, visando a acessibilidade de portadores de necessidades especiais auditivas.